sexta-feira, 12 de abril de 2013

Feriados e eventos cíclicos do dia [12/04]...

Feriados e eventos cíclicos

[FONTE: WIKIPÉDIA]

Dia da Obstetriz e do Obstetra - Comemorado pelos participantes de classe no Brasil.
A obstetrícia é o ramo da medicina que estuda a reprodução na mulher. Investiga a gestação, o parto e o puerpério nos seus aspectos fisiológicos e patológicos.
O obstetra é o médico especialista que cuida do desenvolvimento do feto, além de prestar assistência à mulher nos períodos da gravidez e pós-parto (puerpério). No entanto, existem outros profissionais habilitados no cuidado ao ciclo gravídico puerperal do parto normal: Enfermeiros Obstetras e Obstetriz.
O termo "obstetrícia" vem da palavra latina "obstetrix", que é derivada do verbo "obstare" (ficar ao lado). Para alguns, seria relativo à "mulher assistindo à parturiente" ou "mulher que presta auxílio".

Dia da Intendência do Exército Brasileiro - Data comemorativa de um setor importante do Exército brasileiro.

Noite de Yuri, Dia do cosmonauta e Dia Internacional do Voo do Homem ao Espaço - Data de celebração internacional, em homenagem a ida do primeiro homem ao espaço, o astronauta Yuri Gagarin - Proposto pela URSS e comemorado pela ONU.

Selo postal comemorativo do Dia do Cosmonauta, de 1965, URSS

O Dia do Cosmonauta é um feriado celebrado (principalmente na Rússia) em 12 de abril para comemorar o primeiro homem na órbita da Terra. Foi estabelecido na URSS em 9 de abril de 1962.
É celebrado em honra ao primeiro vôo espacial tripulado, feito em 12 de abril de 1961 pelo cosmonauta russo Yuri Alekseevich Gagarin, de URSS, que completou uma volta na órbita da Terra (durando 1h e 48 min) abordo da nave Vostok 1.
Este foi um dos maiores sucessos do programa espacial soviético, tendo repercussão no mundo inteiro. Gagarin imediatamente tornou-se não só um herói da União Soviética, mas um herói mundial. Grandes jornais do mundo inteiro publicaram sua biografia e detalhes do seu vôo. Moscou e outras grandes cidades da URSS organizaram paradas, que só foram menores que as paradas da vitória na Segunda Guerra Mundial. A alegria foi tanta que pessoas choraram e dançaram nas ruas.
Gagarin foi escoltado com honras por uma longa fila de carros com oficiais de alto escalão pelas ruas de Moscou até o Kremlin onde recebeu a mais alta honra soviética, o título de Herói da União Soviética, pelo líder soviético Nikita Khrushchov.
Roma Antiga: Começo do feriado romano da Cerealia.



Estátua da deusa Ceres no Museu do Louvre em Paris

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Esta gostando?

Esta gostando do blog? Comente deixando críticas e sugestões...